GRUPO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA

DEPARTAMENTO DE FÍSICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

best free html templates

Produção Bibliográfica

O GRUPO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (GPEF) é composto por Docentes e Dicentes dos cursos de Licenciatura em Física e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF - POLO 35 - UEPG), ofertados pelo Departamento de Física (DEFIS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
A intencionalidade do GPEF é desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionadas ao Ensino da Física.

Artigos
  • 2018
  • DA SILVA, S. L. R.; ORKIEL, E. . O blog como instrumento de auxílio ao ensino. ENSINO & PESQUISA, v. 16, p. 190-201, 2018. 
  • DA SILVA, S. L. R.; BRINATTI, A. M.; ANDRADE, A. V. C. de. A experiência das disciplinas de formação docente em ensino de Física no MNPEF-UEPG: proposta pedagógica, reflexões e ações. ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 25, p. 339-363, 2018. 
  • ANDRADE, A. V. C. de ; BRINATTI, A. M.; DA SILVA, S. L. R. O uso do Google Forms como instrumento de revisão de competências em Física Experimental em um curso de Licenciatura em Física. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 1-13, 2018. 
  • BUENO, A. J. A. ; DA SILVA, S. L. R. O cinema como linguagem no ensino de ciências. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 154, 2018. 
  • ANDRADE, A. V. C. de; DA SILVA, S. L. R ; BRINATTI, A. M. Fundamentos teóricos de ensino e aprendizagem: visões necessárias para a construção do saber docente no mestrado nacional profissional em ensino de física ? polo 35 - UEPG. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional, v. EXTRAORDIN, p. 1-6, 2018. 
  • DA SILVA, S. L. R; ANDRADE, A. V. C.; BRINATTI, André Maurício . Atividades experimentais para a educação básica: o exemplo da prática. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional, v. EXTRAORDIN, p. 1-6, 2018. 
  • BRINATTI, A. M. ; ANDRADE, A. V. C.; DA SILVA, S. L. R. A disciplina de processos e sequências de ensino e aprendizagem em física no ensino médio para alunos de pós-graduação na prática. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional, v. EXTRAORDIN, p. 1-6, 2018. 
  • ANTUNES, D. M. ; DA SILVA, S. L. R. Desmistificando a ciência do cotidiano com o uso de material midiático em uma comunidade. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional, v. EXTRAORDIN, p. 1-7, 2018. 
  • BUENO, A. J. A. ; DA SILVA, S. L. R. Filmes comerciais no Ensino de Ciências: uma análise por meio do Software Iramuteq. REVISTA ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS, v. 44, p. 315-317, 2018. 
  • BUENO, A. J. A. ; DA SILVA, S. L. R. O estado da arte de pesquisas com a temática filmes comerciais no ensino de ciências por meio do software Iramuteq. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 28, p. 1-13, 2018. 
  • MAIA, D. R. A.; ANDRADE, A. V. C. . Estágio com pesquisa e suas contribuições no processo de formação inicial do professor de física sob o enfoque CTSA. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional, v. Extraordin, p. 1A023, 2018.
  • FERRASA, I. A. C.; MONTEIRO, T. S. ; MIQUELIN, A. F . Atividade teórico-experimental com Tema Gerador: tecendo fios do conhecimento na complexidade das práticas educacionais em Ciências Naturais. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional, v. 1, p. 1-8, 2018. 
  • FERRASA, I. A. C.; SILVA, G. C. ; LEAL, B. E. S. ; MIQUELIN, A. F . O ciclo da experiência de Kelly: a utilização de jogos de Quiz na prática docente em Matemática. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional, v. 1, p. 1-1, 2018. 
  • 2017
  • CHAVES FILHO, G. ; BERNARDES, L. B.; DA SILVA, S. L. R. Apresentando o efeito Magnus e suas aplicações para alunos do ensino médio. Espacios (Caracas), v. 38, p. 16, 2017.
  • DA SILVA, S. L. R; ORKIEL, E. . RECURSOS TECNOLÓGICOS E ENSINO DE FÍSICA: ESTUDO DO MOVIMENTO BIDIMENSIONAL COM O AUXÍLIO DO PROGRAMA TRACKER. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 1, p. 1429-1433, 2017.
  • FERRASA, I. A. C.; MIQUELIN, A. F . A Complexidade e os Híbridos na Prática Educativa. Interdisciplinaridade & Ensino, v. 1, p. 105-112-112, 2017.
Livros
  • 2018
  • SÉRIE: PRODUTOS EDUCACIONAIS EM ENSINO DE FÍSICA :: Organizadores: A. M. Brinatti, A. V. C. de Andrade, J. B. da Silva e S. L. R. da Silva.
  • VOLUME 1Automatização de Experimentos de Física Moderna com o Kit Lego NXT  Mindstorms. Wanderley Marcílio Veronez, Gelson Biscaia de Souza, Luiz Américo Alves Pereira
  • VOLUME 2 – O Arduino na Programação de Experiências em Termodinâmica e em Física  Moderna. Marilene Probst Novacoski, Luiz Américo Alves Pereira, Gelson Biscaia de Souza
  • VOLUME 3 – Do Magnetismo à Lei da Indução Eletromagnética de Faraday. Marlon Labas, Fábio Augusto Meira Cássaro
  • VOLUME 4 – Estudando Astronomia, Aprendendo Física: Atividades Práticas de Observação do Sol. Ana Caroline Pscheidt, Marcelo Emílio 
  • VOLUME 5 – Simulador Didático de Acomodação do Olho Humano. Gustavo Trierveiler Anselmo, Júlio Flemming Neto, Antônio Sérgio Magalhães de Castro
  • VOLUME 6 – Ensino dos Conceitos de Movimento e Inércia na Mecânica, a partir de uma Concepção de Ciência que não Utiliza a Lógica Binária. Luiz Alberto Clabonde, Luiz Antônio Bastos Bernardes, Jeremias Borges da Silva 
  • VOLUME 7 – Uma Proposta de Utilização de Mídias Sociais no Ensino de Física com Ênfase à Dinâmica de Newton. Heterson Luiz De Lara, Alexandre Camilo Junior, Jeremias Borges da Silva 
  • VOLUME 8 – O Eletromagnetismo e a Física Moderna através de Atividades Experimentais. Ademir Krepki Henisch, Jeremias Borges da Silva 
  • VOLUME 9(1) – Física Nuclear e Sociedade. Tomo I – Caderno do Professor. Josicarlos Peron, André Vitor Chaves de Andrade
  • VOLUME 9(2) – Física Nuclear e Sociedade. Tomo II – Caderno do Aluno. Josicarlos Peron, André Vitor Chaves de Andrade
  • VOLUME 10(1) – Conceituação e Simulação na Dinâmica do Movimento. Tomo I – Caderno do Professor. Leandro Antonio dos Santos, Antônio Sérgio Magalhães de Castro 
  • VOLUME 10(2) – Conceituação e Simulação na Dinâmica do Movimento. Tomo II – Caderno do Aluno. Leandro Antonio dos Santos, Antônio Sérgio Magalhães de Castro 
  • VOLUME 11 – Montagem de um Painel Didático e Atividades Experimentais em Circuitos de Corrente Contínua. Renato Dalzotto, Sérgio da Costa Saab, André Maurício Brinatti 
  • VOLUME 12 – Nas Cordas dos Instrumentos Musicais. Luís Alexandre Rauch, André Maurício Brinatti, Luiz Fernando Pires
  • VOLUME 13 – O Fóton em Foco: Relações entre Cor, Frequência e Energia de Radiações Eletromagnéticas. Romeu Nunes de Freitas, André Maurício Brinatti, Jeremias Borges da Silva 
  • VOLUME 14(1) – Tomo I -Iniciação em Robótica e Programação com Algumas Aplicações em Física. Hernani Batista da Cruz, Luiz Antônio Bastos Bernardes, Silvio Luiz Rutz da Silva
  • VOLUME 14(2) – Tomo II – Tutorial: Tela Interativa com Controle do Nintendo Wii. Hernani Batista da Cruz, Luiz Antônio Bastos Bernardes, Silvio Luiz Rutz da Silva 
  • VOLUME 15 – O Uso do Software Tracker no Ensino de Física dos Movimentos. Edenilson Orkiel, Silvio Luiz Rutz da Silva
  • FERRASA, I. A. C.. A Transposição Didática e as Máquinas de Ensino-Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Computação. 1º. ed. Ponta Grossa: NUTEAD/UEPG, 2018. v. 1. 109p. 
  • FERRASA, I. A. C.. Pedagogia por Projetos na Prática de Ensino em Computação. 1º. ed. Ponta Grossa: NUTEAD/UEPG, 2018. v. 1. 107p.   
  • 2017
  • FERRASA, I. A. C.; MATHIAS, I. M. . Resolução de Problemas na Prática de Ensino de Algoritmos e Programação. 1. ed. Ponta Grossa: NUTEAD/UEPG, 2017. v. 1. 89p.
Capítulos de Livros
  • 2019
  • MARCONDES, R.; VEIGA, E. L. S. ; NOERNBERG JUNIOR, A. ; COSTA, E. . A IMPORTÂNCIA DOS “AULÕES” PREPARATÓRIOS PARA VESTIBULAR NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. In: Luís Fernando Paulista Cotian. (Org.). Engenharias, Ciência e Tecnologia 6. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 6, p. 37-47.
  • 2018
  • Kloster, Márcio José ; CRUZ, Hernani B. ; Pecete, Andrel de Souza ; Damato, Jair Fernando ; Ribeiro, Rubens Felipe . Aprendizagem baseada em projetos: simulador de voo IFPR. In: Eliane de Fátima Rauski/Fernanda Bassani/Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos. (Org.). Inovações Educativas e Ensino Virtual. 6ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2018, v. , p. 62-75.
  • Kloster, Márcio José ; CRUZ, Hernani B. ; Pecete, Andrel de Souza ; Damato, Jair Fernando ; Ribeiro, Rubens Felipe . Aprendizagem baseada em projetos: simulador de voo IFPR. In: Eliane de Fátima Rauski/Fernanda Bassani/Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos. (Org.). Inovações Educativas e Ensino Virtual. 6ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2018, v. , p. 62-75.
  • BRUNOSKY, F. P. ; CUNHA, L. G. G. ; CRUZ, Hernani B. ; MATOS, E. A. S. A. ; SZMOSKI, R. M. . Concepçoes a respeito do uso de metodologias ativas como recurso da realidade aumentada. In: Eliane de Fátima Rauski/Fernanda Bassani/Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos. (Org.). Inovações Educativas e Ensino Virtual. 6ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2018, v. , p. 95-112.
  • BRUNOSKY, F. P. ; CUNHA, L. G. G. ; CRUZ, Hernani B. ; MATOS, E. A. S. A. ; SZMOSKI, R. M. . Concepções a respeito do uso de metodologias ativas como recurso da realidade aumentada. In: Eliane de Fátima Rauski/Fernanda Bassani/Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos. (Org.). Inovações Educativas e Ensino Virtual. 6ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2018, v. , p. 95-112.
  • 2017
  • Silva, Silvio L. R. da ; HOLZMANN, L. . Caracterização da Extensão Universitária na Universidade Estadual de Ponta Grossa no Período de 2000-2013. In: SILVIO LUIZ RUTZ DA SILVA; LIZA HOLZMANN. (Org.). Prêmio Extensão Universitária UEPG 2015: narrativas e reflexões. 1ed.PONTA GROSSA - PR: UEPG - PROEX, 2017, v. 1, p. 12-24.
  • CRUZ, Hernani B.; Cruz, João Alexandre Batista da ; B. Fernanda ; BERNARDES, Luiz Antônio Bastos ; SZMOSKI, R. M. ; MATOS, E. A. S. A. . Animando com o Blender. In: Eliane de Fátima Rauski, Fernanda Basssani, Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santo. (Org.). Inovações Educativas e Ensino Virtual. 1ed.Ponta Grossa: Estudio Texto, 2017, v. , p. 31-46.
  • CRUZ, Hernani B.; Cruz, João Alexandre Batista da ; B. Fernanda ; BERNARDES, Luiz Antônio Bastos ; SZMOSKI, R. M. ; MATOS, E. A. S. A. . Animando com o Blender. In: Eliane de Fátima Rauski, Fernanda Basssani, Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santo. (Org.). Inovações Educativas e Ensino Virtual. 1ed.Ponta Grossa: Estudio Texto, 2017, v. , p. 31-46.
  • FERRASA, I. A. C.; SKEIKA, T. ; BACCON, A. L. P. . A Teoria Psicanalítica Freudiana e Lacaniana: algumas relações com a educação e a formação de professores. In: Ana Cássia Gabriel; Ana Lúcia Pereira Baccon; Edimar Brígido; Flávia Wegrzyn Martinez; Fábio Antonio Gabriel. (Org.). Diálogos Contemporâneos entre Filosofia e Educação. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2017, v. 1, p. 351-357
Congressos e Eventos
  • 2018
  • Silva, Silvio L. R. da; HOLZMANN, L. ; OLIVEIRA, M. R. . ANÁLISE DOS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO NOS ANOS DE 2016 E 2017 DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. In: 8º CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018, Natal - RN. Anais do 8º CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Natal - RN: PROEX - UFRN, 2018. v. 1. p. 1-10.
  • Silva, Silvio L. R. da ; BRINATTI, André Maurício ; ANDRADE, A. V. C. . Atividades experimentais para a educação básica: o exemplo da prática. In: VIII CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS, 2018, BOGOTÁ - COLÔMBIA. ANAIS DO VIII CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS. BOGOTÁ, 2018. v. 1. p. 1-6.
  • ANTUNES, D. M. ; Silva, Silvio L. R. da . Desmistificando a ciência do cotidiano com o uso de material midiático em uma comunidade. In: VIII CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS, 2018, BOGOTÁ - COLÔMBIA. ANAIS DO VIII CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS. BOGOTÁ, 2018. v. 1. p. 1-6.
  • BRINATTI, André Maurício ; ANDRADE, A. V. C. ; Silva, Silvio L. R. da . A disciplina de processos e sequências de ensino e aprendizagem em física no ensino médio para alunos de pós-graduação na prática. In: VIII CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS, 2018, BOGOTÁ - COLÔMBIA. ANAIS DO VIII CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS. BOGOTÁ, 2018. v. 1. p. 1-6.
  • ANDRADE, A. V. C. ; Silva, Silvio L. R. da ; BRINATTI, André Maurício . Fundamentos teóricos de ensino e aprendizagem: visões necessárias para a construção do saber docente no mestrado nacional profissional em ensino de física ? polo 35 - UEPG. In: VIII CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS, 2018, BOGOTÁ - COLÔMBIA. ANAIS DO VIII CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS. BOGOTÁ, 2018. v. 1. p. 1-6.
  • 2017
  • MAIA, D. R. A.; DITZEL, D. G. . As possibilidades e limites da Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Física no curso Técnico integrado em Alimentos. In: XI ENPEC - Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2017, Florianópolis. XI ENPEC - Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2017.
  • MAIA, D. R. A.; Correia, G.A.M ; Souza, I. N . A problematização de objetos técnicos no ensino de física e sua contribuição no processo de formação inicial do professor. In: III Encontro de Práticas Pedagógicas, 2017, Sorocaba. Anais em Revista, 2017.
  • MARCONDES, R.; FACCIONE, A. C. ; LUZ, G. C. C. ; PEREIRA, M. A. ; DIAS, E. D. S. ; STETS, S. . Projeções holográficas: uma abordagem interativa no ensino de isômeros em química orgânica. In: V Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino e III Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras - Educar para a autonomia: O uso de, 2017, Curitiba. Educar para Autonomia: O uso de "Metodologias Ativas" para o ensino e aprendizagem. Curitiba: Positivo, 2017. p. 282-288.

Endereço

Sala L38 - Bloco L

Av. Carlos CAvalcanti, 4748

CEP 84030-900

Campus Uvaranas

Departamento de Física

Univ. Est. de Ponta Grossa

DESENVOLVIDO COM MOBIRISE - 2019 - DIREITOS RESERVADOS - GPEF-DEFIS-UEPG